MUA, Marta Alves

É impossível falar de makeup artist e não mencionar o nome Marta Alves, uma das maiores na sua área. A Marta é daquelas profissionais com quem queremos trabalhar sempre, pelo profissionalismo, pelos produtos que usa e pela seriedade que encara a sua área. Licenciada em Design pelo IADE estudou Produção de Moda na Etic, Especialização em Design de Moda no IADE. E, estudou também ilustração de moda no Civec. A Marta adora partilhar os seus conhecimentos, assim, em 2011 fez o CAP para poder dedicar-se também aos Workshops de automaquilhagem. Mas a partilha não fica por aqui, se passarem nas suas redes sociais são inúmeros os tutoriais em que ensina pequenos truques para cuidar da pele, dicas preciosas do tipo de maquilhagem que devemos usar no dia a dia ou como a maquilhagem pode beneficiar a nossa auto-estima. Em 2018 foi a formadora do concurso Masters Urban Decay x Sephora. Dá habitualmente também formação em empresas numa optica mais corporativa. E, é bem provável que tenham folheado, por exemplo, as revistas Lux Woman, A Maria Vaidosa, Revista Cristina e a maquilhagem de alguns trabalhos tenham a assinatura da Marta. Ao longo da carreira colaborou com marcas como L'oréal Paris, Urban Decay, Maybelline, Clarins e Make Up For Ever. Trabalhou na RTP, Elite Model Look, Rock in Rio entre tantos outras marcas. Hoje em dia dedica-se à maquilhagem de noivas e convidadas, clientes pessoais para festas e eventos, Workshops de maquilhagem, publicidade, editoriais e Moda. Nós conhecemos bem o trabalho da Marta, que só por si dispensa apresentações, mas queremos partilhar convosco este lado mais intimista.


Apresenta-te (fala-me um pouco da tua vida pessoal, filhos, cães, gatos..)

É sempre tão estranho falarmos de nós quando nos pedem para nos apresentarmos masssss, Sou a Marta Alves, ou Pink Lemonade para quem costuma seguir o meu trabalho, sou maquilhadora profissional há 13 anos e Beauty blogger há.... deixa-me fazer contas, há 7 anos, tinha 25 agora tenho quase 32. 

A minha paixão sempre esteve relacionada com artes, aos 6 anos comecei a ter aulas de pintura, desenho, azulejo, barro, fazia de tudo basicamente. A maquilhagem sempre esteve comigo, com 5 anos já tinha a minha própria caixa de maquilhagem e ao fim de semana andava sempre maquilhada em casa, muito blush cor de rosa, eyeliner (tortooooo) e sardas desenhadas com um lápis que a minha mãe carinhosamente me fazia depois de eu insistir 300 vezes e ela me dizer que não tinha jeito nenhum. 

Estudei artes e no momento de ir para a faculdade escolhi Design mas sempre com um pé na maquilhagem onde já trabalhava desde os 19 anos, licenciei-me, pelo caminho estudei moda, ilustração de moda e produção de moda, ainda fui para mestrado em publicidade, sempre a trabalhar em maquilhagem em paralelo, estava no mestrado à noite e trabalhava de dia. E um dia decidi, optei, pelo que me fazia mais sentido, pelo que me apaixonava, a maquilhagem. 


Tenho duas filhas de 4 patas que são a minha paixão!

Como começaste a trabalhar nesta área?

O meu primeiro trabalho com 18 anos foi numa escola com crianças dos 3 aos 6 a fazer actividades de tempos livres com eles enquanto estava no 12º ano. No ano seguinte com 19 comecei a trabalhar com maquilhagem e foi assim até hoje. 

Trabalhaste sempre nesta área?

Desde que comecei a maquilhar aos 19 anos sim, fiz alguns trabalhos de design pelo meio, ilustrações para livros, revistas, logotipos.

Viagem de sonho?

Tenho medo de andar de aviãooooo! Para mim é um drama, um misto entre quero muito ir mas não sei se não quero mais ficar. Tenho medo mas vou, já viajei bastante pela Europa, nunca para fora pelo nr de horas..... 

Se pudesses escolher alguém para viveres um dia inteiro, quem escolhias?

A minha família, o meu namorado, pais, avós, irmã e as minhas cadelas, adorava ter uma grande casa onde pudéssemos viver todos como nos filmes! 

Que personalidade nacional e internacional admiras?

Não sou de admirar só personalidades até porque não as conheço pessoalmente e normalmente as pessoas são sempre diferentes da ideia que temos delas. Admiro mais pessoas com quem me vou cruzando, clientes com historias incriveis de vida, a minha familia por sempre ter lutado muito e por sermos unidos, os meus amigos, acho que são estas as pessoas que realmente admiro!

Projectos para o futuro? 

A vida ensinou-me a não fazer planos a longooooo prazo, vou definindo alguns objectivos, tudo com os pés bem assentes no chão, o meu maior objectivo é meio cliché mas é a verdade, estar bem assim como todos aqueles de quem gosto o resto vem por arrasto com trabalho e dedicação.  Obrigada Marta :)


27 visualizações